domingo, 27 de setembro de 2009

PROJETO: “ PARQUE DOS PNEUS”.

ESCOLA: P.E.M.CRIANÇA FELIZ

TIJUCAS, ABRIL DE 2009

PROFªs. ELMARA
RENATA
MONIQUE
ROSANA
HALINI
SIDNÉIA


1. JUSTIFICATIVA:

O P.E.M. CRIANÇA FELIZ, com a retirado do parque que existia no local, parque este muito antigo e fora dos padrões, juntamente com seus professores e alunos sentiram a necessidade de fazer algo para o bem estar das crianças, então pensamos em fazer um Parque com pneus usados e passíveis de reciclagem.

Vamos enfatizar muito sobre o Meio Ambiente e sua conscientização, sua valorização.

Em vista disso iremos fazer um passeio de estudo no campo para observar as árvores, animais, seu modo de viver, seu jeito harmonioso de viver com o Meio Ambiente.

Os alunos irão fazer uma trilha ecológica para apreciar os diferentes tipos de vegetação que ali existem.

Teremos também a participação dos profissionais da saúde e para nos dar um suporte em relação aos assuntos trabalhados em sala de aula.

Pretendemos fazer deste Projeto “ PARQUE DOS PNEUS”, um trabalho onde envolva toda a comunidade do bairro e do município, pois todos fazem parte deste meio em estamos enseridos e que precisa tanto de cuidados, valorização, respeito.

2. OBJETIVO GERAL:

Construir um parque temático onde possam ser desenvolvidos ações complementares às atividades curriculares proporcionando às crianças um aprendizado através das atividades lúdicas realizados nos pneus.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Construir um espaço que proporcione lazer juntamente com atividades educativas e desenvolvam as qualidades físicas básicas.
Despertar em todos os membros da comunidade escolar o sentimento de responsabilidade por tudo o que existe no Meio Ambiente escolar.
Utilizar o parque para trabalhar os conteúdos de forma multidisciplinar proporcionando uma nova forma de aprende e ensinar.
Transformar pneus velhos em obra de arte.
Retirar os pneus velhos do Meio Ambiente para contemplar os princípios da ecoeficiência, os quais buscam a utilização de recursos naturais de forma consciente buscando a melhor disposição do lixo que geramos.
Neste projeto também queremos desenvolver um princípio: o da reeducação, pois sem este principio nada acontece.
Conscientizar, e educar os nossos alunos para o valor do Meio Ambiente e sua valorização.

4. METODOLOGIA:

Para a realização deste Projeto alguns caminhos serão percorridos. Para a concretização do primeiro objetivo, o terreno será analisado por um engenheiro e pelo Secretário de Obras da P.M.T.
A comunidade participa ativamente da construção do parque. Os pais juntamente com alunos e professores serão instrumentalizados para que a primeira meta seja atingida.
Para desenvolver o espírito de responsabilidade palestras serão efetuadas na Unidade Escolar.
Os professores participarão de forma a discutir e pesquisar atividades que possam ser desenvolvidas com os alunos.
Este Projeto tem como caminho norteador a metodologia participativa, onde a S.M.E.C.nos apóia e dá sustentação para realizarmos projetos como este em nossa escola.

5. POPULAÇÃO ATENDIDA:

Atendemos a alunos do jardim e pré.
Sendo duas turmas no período matutino (jardim com 15 alunos e pré com 25 alunos) e duas no período vespertino (jardim com 28 alunos e um pré com 16 alunos), totalizando 84 alunos na unidade escolar - CRIANÇA FELIZ, neste ano de 2009.

6. AVALIAÇÃO:

O processo de avaliação acontecerá de forma constante por todos os que estão envolvidos no projeto. Os resultados serão medidos através dos indicadores de cada objetivo e meta a ser desempenhada por cada profissional envolvido.

7. RECURSOS MATERIAIS:

Pneus usados
Tronco de árvores
Parafusos
Correntes
Corda
Tinta para a conservação do tronco
Cimento
Enxadas
Serra para cortar os pneus
Pincel
Brocha

8. RECURSOS HUMANOS:

Para realização deste Projeto serão necessários profissionais especializados, como Engenheiro e Secretário de Obras do Município.
A comunidade do bairro, pais e alunos.
E o principal apoio será dos profissionais da Unidade Escolar Criança Feliz, pois são os que idealizaram este Projeto e que irão atrás do que for necessário para a execução do mesmo.

9. CRONOGRAMA:

Serão necessários quatro meses aproximadamente para o término deste projeto.
Planejar o PROJETO “PARQUE DOS PNEUS”.
Comunicar a S.M.E.C. deste empreendimento que será realizado na Unidade Escolar.
Ofício as pessoas que nos ajudarão (Engenheiro e Secretário de Obras) para visitar e nos dar o aval necessário.
Analisar o terreno.
Inicia a pintura dos pneus com os alunos.
Pais ajudam na pintura dos mesmo.
Visitação a uma borracharia no bairro a qual nos fornece os pneus velhos.
Visitar um loja de pneus novos no município.
Alguns pais irão junto.
Atividades em folhas, cartazes, jornal, livros, cadernos.
Fazer uma trilha ecológica numa fazenda “ Terra Nova”.Para observar a natureza.
Inauguração - “PARQUE DOS PNEUS”.

10. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Projeto “PARQUE DOS PNEUS” está sendo elaborado com o apoio da S.M.E. C, dos professores, pais, alunos e toda a comunidade deste bairro bem como a população de um modo geral e assim todos os envolvidos estão ajudando na viabilização do projeto.
Esperamos que Projeto como este, proporcione uma conscientização sobre a questão ambiental, revelando que cada um de nós somos responsáveis pelo futuro do nosso Planeta que nossas atitudes têm conseqüências.
Acreditamos que, o projeto “PARQUE DOS PNEUS”, revelará novas formas de usufruirmos aquilo que a natureza nos oferece e aquilo que pensamos não “prestar mais”. Pensamos que uma nova reflexão surgirá a partir da construção desse parque: de que tudo pode ser reaproveitado para o bem da natureza e do ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário